< Voltar

4 Pilares da Boa Saúde: Alimentação


Como nos nutrir melhor?

Não há dúvidas que conseguimos reconhecer a importância  de dormir bem, pelo simples fato de sentir que, quando dormimos, recarregamos  nossas baterias.

 

É exatamente isso que o sono faz! O sono é um estado anabólico durante o qual o corpo reabastece seus estoques de energia, regenera os tecidos e ajusta  nossa bioquímica equilibrando o ritmo circadiano.

 

Quando  ficamos  acordado até tarde, produzimos uma dessincronização  entre os níveis de cortisol (hormônio do estresse)   e a produção endógena  de melatonina (hormônio do sono).

 

A privação do sono causa alterações prejudiciais ao sistema imunológico. E

estudos demonstram que a privação crônica  aumenta a pressão arterial sistólica e aumenta o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar, sendo um preditor de ganho de peso, o que acaba levando à resistência à insulina (suscetibilidade a diabetes tipo 2); podendo, assim, favorecer o surgimento de  doenças cardiovasculares.

 

Além disso,  a falta de sono também pode ser um gatilho ou mediador de doenças mentais como a depressão.

 

No dia a dia, para que o sono seja reparador, tente dormir até no máximo às 23:00 h e por um período de  7 a 8 horas diárias. Esta regularidade vai contribuir com diversos benefícios para a sua saúde.

 

Siga nosso perfil e receba orientações  sobre como melhorar a qualidade do seu sono 

< Voltar